Fé que deseja saber não é um ambiente de "respostas prontas" mas um veículo de "excitação da consciência" de estímulo a uma fé consciente, pensante, viva e atual. Os artigos nao visam apenas informar, esclarecer, ressignificar conceitos e resgatar o espírito de nossas práticas, mas sobretudo, questionar, suscitar dúvidas, provocar o diálogo e dissipar o obscurantismo intelectual que grassa em nossas comunidades de fé. Meu desejo é que todos tenhamos uma fé consciente.




Tenho apenas um padrão de conduta: Jesus




Tenho apenas uma mensagem: O evangelho































































quinta-feira, 5 de maio de 2011

A IGREJA É CRISTO EXISTINDO EM COMUNIDADE (Dietrich Bonhoeffer)


             Essa declaração de Bonhoeffer aponta para a essência da Igreja.  A Igreja de Jesus não é uma instituição, um movimento revolucionário, uma associação ou entidade político-social. Ela pode se valer desses elementos, mas não o é, em essência. A Igreja é o corpo de Cristo no mundo, isso quer dizer que Cristo é visto e percebido no mundo através da sua igreja, isto é, através de pessoas comprometidas com sua missão no mundo.
            A Igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus no mundo. Ela é a extensão do ministério terreno de Jesus.  Ela é o encontro de pessoas que vivem em torno de Jesus Cristo (Mt.18.20). “[1]Nesse sentido estar no caminho, conhecer a verdade e desfrutar a vida é relacionar-se intensamente com essa pessoa”.  O discípulo de Jesus não é aquele que possui o conhecimento correto das doutrinas do cristianismo, nem tampouco aquele que aderiu a alguma denominação cristã, mas aquele que segue os ensinos de Jesus imita sua vida e ministério e vive em comunidade.  Nossa identidade cristã TEM MAIS a ver com nosso compromisso com a VIDA DE JESUS do que com nossa relação com alguma igreja local.


[1] Ariovaldo Ramos, nossa Igreja Brasileira.

       



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário